domingo, 29 de abril de 2012

BLOGS com a mesma temática: HISTÓRIA DA ARTE


 HISTÓRIA DA ARTE


      Segue abaixo alguns blogs que considero interessante acerca desta temática:



     1. HISTÓRIA E ARTE --> http://historia-e-arte.blogspot.com.br/

         Sinopse -> Este blog fala sobre os movimentos artísticos, os artistas e as obras de arte.


Exposição de fotografia | José Pessoa | Galeria HISTÓRIA E ARTE


“O Túmulo de um Rei”


Uma leitura fotográfica

A fotografia de obras de arte exige uma leitura interpretativa. Tarefa de grande responsabilidade que implica método, rigor, autenticidade, compreensão e… criatividade. O túmulo de D. Fernando I, proveniente da Igreja de S. Francisco de Santarém, hoje no Museu do Carmo, “…apesar de se encontrar exposto ao público há já mais de um século, nunca despertou o interesse dos mais notáveis historiadores de arte que apenas lhe dedicaram escassas linhas.” (Arnaud, J.M., 2009). Para um notável estudo de Carla Varela Fernandes (“A imagem de um Rei – análise do túmulo de D. Fernando I”, AAP, Lisboa 2009) levei a cabo este levantamento, por solicitação da Direcção da Associação dos Arqueólogos Portugueses, a mais antiga instituição de defesa do património, a que me orgulho de pertencer.
Foi, como deveria ser sempre, um trabalho interdisciplinar, entre o historiador e o fotógrafo. A construção das imagens fez parte de um processo de investigação e estas permitiram um novo e surpreendente encontro com uma nova leitura desta extraordinária peça.
Instrumento comparativo fundamental da História de Arte, a Fotografia é também uma expressão artística que deve ser respeitada e usufruída. O Túmulo não deve viajar, mas as imagens podem, é essa uma das suas qualidades.
(José Pessoa - 2011)

   2. HISTÓRIA DA ARTE E CIA. --> http://prosalunos.blogspot.com.br/   

       Sinopse -> Já este blog, refere-se ao estudo da história da arte no mundo.

FOTOGRAFIAS FAMOSAS
Estas são algumas das fotografias mais famosas do mundo. Não estão em uma ordem de preferência ou de importância. Mais tarde eu coloco outras que também são muito importantes!
A menina do Vietnã

Em 8 de junho de 1972, um avião norte-americano bombardeou a população de Trang Bang com napalm (uma arma química que faz com que o corpo queime e a pele derreta por conta disso). Kim Phuc e sua família estavam por lá. Com sua roupa em chamas, a menina de nove anos corria em meio ao povo desesperado e no momento, que suas roupas tinham sido consumidas, o fotógrafo Nic Ut registou a famosa imagem.
Depois, Nic levou a garotinha para um hospital onde ela permaneceu por durante 14 meses sendo submetida a 17 operações de enxerto de pele.
Qualquer pessoa que vê essa fotografia, mesmo que menos sensível, poderá ver a profundidade do sofrimento, a desesperança, a dor humana na guerra, especialmente para as crianças.
Hoje em dia Pham Thi Kim Phuc está casada, com 2 filhos e reside no Canadá onde preside a "Fundação Kim Phuc", dedicada a ajudar as crianças vítimas da guerra e é embaixadora da UNESCO.




O beijo da Time Square

Essa famosa foto do beijo da Time Square foi feita por Victor Jorgensen em 14 de Agosto de 1945. Um soldado da marinha norte-americana estava beijando apaixonadamente uma enfermeira. O que é fora do comum para aquela época é que os dois personagens não eram um casal, eram perfeitos estranhos que haviam acabado de encontrar-se. Essa fotografia é considerada uma analogia da excitação e paixão que significa regressar a casa depois de passar uma longa temporada fora, como também a alegria experimentada ao final de uma guerra.





      3.  HISTÓRIA DA ARTE --> http://historiadaarte2009.blogspot.com.br/

         Sinopse -> Este blog trata da história da arte no mundo antigo.

CONSTRUINDO UM IMPÉRIO


Pirâmide escalonada do faraó Djoser, em Sakkara
Considerei o documentário muito interessante, pois trata do assunto com riqueza de detalhes, desde o início do Egito explicando sobre as cheias, como ficavam os campos e alguns fatos que normalmente não são tão divulgados como que nos momentos de maior fome havia canibalismo.



Eles usaram o rio a seu favor, mudando o seu curso através da contrução de barreiras demonstrando ser uma nação inteligente que aprendeu com seus erros ao longo do tempo como na construção das pirâmides que sofreram um longo processo até chegarem as formas das mais conhecidas.





            4. HISTÓRIA DA ARTE --> http://artedeniselugli.blogspot.com.br/

         Sinopse -> O quarto e último blog, refere-se ao estudo dos movimentos artísticos e os museus de arte.
MONALISA MAIS JOVEM???
Descobriram, na Espanha, uma cópia idêntica da Mona Lisa do Leonardo da Vinci. O que provocou várias especulações:



1 — O xerox e o scanner são mais antigos do que se pensava.



2 — O autor da pintura foi o próprio Da Vinci, que fez várias cópias da sua Gioconda para vender no mercado paralelo.

3 — O autor foi um discípulo de Da Vinci que copiou a obra do mestre.

A última hipótese é a mais provável, mas as especulações não ficarão por aí. O fascinante em descobertas como esta é que, como é impossível saber exatamente o que aconteceu há séculos, tudo é especulação e a imaginação se solta. A pintura revelada agora tem seus mistérios. A Mona Lisa copiada parece mais jovem do que a original. Seu sorriso é mais inocente do que enigmático — é o de uma Mona Lisa antes de saber das coisas da vida.

‘Mona Lisa’ de Leonardo da Vinci (à esquerda) e cópia descoberta no Museu do Prado
Um fundo preto que distinguia a cópia do original foi retirado e apareceu um fundo igual ao pintado por Da Vinci. Por que o discípulo teria camuflado a paisagem toscana do mestre? Outros discípulos fizeram cópias parecidas, e que fim estas levaram?
A imaginação se solta. No seu livro “A mouthful of air”, Anthony Burgess lembra uma tese, ou uma lenda, que se espalhou sobre a feitura da versão inglesa da Bíblia encomendada pelo rei James I e publicada em 1611. O rei convocou um time de quarenta e sete tradutores do grego e do hebraico, alguns para traduzir o Velho Testamento, outros para traduzir o Novo, alguns para as partes proféticas e outros para as partes poéticas.
E, segundo a lenda, provas das escrituras poéticas teriam sido distribuídas entre os poetas profissionais da época para darem uma polida no texto, desde que não desvirtuassem a tradução. O que explicaria a presença do nome de Shakespeare no Salmo 46 — “shake” a 46 palavra a contar do princípio, “speare” a 46 palavra a contar do fim.
Segundo Burgess, sem nenhuma esperança de ter algum tipo de posteridade com seus versos, o poeta teria ao menos deixado seu nome, mesmo cifrado, numa obra histórica. Mas o próprio Burgess não acreditava na lenda.
O passado, já disse alguém, é uma terra estranha. Só se pode conhecê-lo pela especulação e visitá-lo pela imaginação. E se a Mona Lisa da Espanha for a verdadeira e a do Louvre uma cópia? Como a presença ou não do Shakespeare entre os tradutores dos salmos, jamais saberemos.


Autor: Luis Fernando Veríssimo

                                                           --------------------------------



Um comentário:

  1. Há muitos anos, 1993 mais ou menos, o Masp fez uma exposição belíssima de pintura. Comprei um post que acabei perdendo, infelizmente. Era uma jovem introduzindo um punhal (pequeno), no próprio peito! Nunca mais vi essa pintura e nunca mais a esqueci. Será que alguém sabe de que pintura estou falando? Desconheço o autor, nada sei sobre ele! Logo após imigrei para o Canada e foi um tempo muito confuso. Se alguém souber, por favor, me notifica? elianesoares@yahoo.com grtíssima!

    ResponderExcluir