sábado, 14 de abril de 2012

PLANO DE CURSO - ARTES LICENCIATURA


 FACULDADES CP
Rua Albuquerque, 1977 - Centro – Maceió – AL. Fone: 2233-4455


CURSO DE ARTES LICENCIATURA


PLANO DE CURSO


1. IDENTIFICAÇÃO


CURSO: ARTES LICENCIATURA



DISCIPLINA: História da Arte



CARGA HORÁRIA: 76 h/a - Frequência mínima: 75% (57 aulas); Faltas toleradas: 25% (19 aulas)


PERÍODO: 1º SEMESTRE, 2012


PROFESSORA: Carla Pontes - CONTATOS: . carlapontespinto@hotmail.com


SITE PARA DOWNLOAD DE MATERIAL DE APOIO: : http://aprendendohistoriadaarte.blogspot.com.br/


2. EMENTA
Mostra uma visão das artes em períodos distintos, de acordo com as características estabelecidas por ícones ambientais (filosóficos, sócio-políticos, econômicos, culturais e tecnológicos) da Pré-História à Era Contemporânea, ressaltando a interação entre a inovação tecnológica e as transformações sociais.
Um breve excursus pela evolução das chamadas ‘artes visuais’ (arquitetura, escultura e pintura) por meio da apresentação das obras mais significativas criadas desde a pré-história até o século XX. Trata-se, sobretudo, de evidenciar a evolução estilística e formal dos objetos artísticos em sua estreita relação com as culturas que os produziram.


3. JUSTIFICATIVA DA DISCIPLINA
A História da Arte, enquanto disciplina curricular contribuirá para a formação do Licenciado nas mais diversas formas, como possibilitar a compreensão da arte enquanto recurso ao processo educativo e experimentar as várias linguagens artísticas e recursos lúdicos aplicados a tal processo. Como a disciplina estará focada na prática educativa, o licenciado enriquecer-se-á em três momentos: problematizando os conteúdos, organizando o conhecimento e aplicando as aprendizagens adquiridas na disciplina.


4. OBJETIVOS


4.1. Geral


·         Abordar os principais aspectos teóricos e práticos do ensino das artes.


4.2. Específicos


  • Identificar o significado histórico e etimológico da arte.
·    Diferenciar e explicar conceitos de arte como expressão própria e apreensão do mundo, bem como suas relações com o processo de aprendizagem, comunicação e expressão.


  • Propiciar ao aluno condições para o estabelecimento de bases referenciais no processo particular de desenvolvimento estético e cultural.
  • Fornecer os meios para o reconhecimento dos diversos estilos artísticos.
5. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


Unidade I - A DISCIPLINA HISTÓRIA DA ARTE NO CURSO DE ARTES LICENCIATURA
· A Arte dentro do contexto histórico.


Unidade II - A ARTE DA PRÉ-HISTÓRIA AO SÉCULO XVIII


· A arte na pré-história.


· Arte no Egito antigo.


· Arte mesopotâmica.


· Arte das civilizações pré-helênicas (cicládica, minoana e micênica).


· Arte grega.


· Arte romana.


· Arte paleocristã e bizantina.


· Arte medieval: o Românico e o Gótico.


· O Renascimento e o Maneirismo.


· O Barroco e o Rococó.

Unidade III - DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL AO PÓS-MODERNO


· A Revolução Industrial e suas consequências sócio-econômicas, tecnológicas e estéticas.


· Neoclassicismo, Romantismo e Realismo. .


· Ecletismo historicista da segunda metade do séc. XIX.


· Os novos rumos nas artes plásticas e arquitetura. O Impressionismo, pós-impressionismo, expressionismo e fauvismo.


· As vanguardas artísticas entre os séculos XIX e XX. O Movimento Arts and Crafts. O Movimento Art Nouveau em suas diversas expressões.


· A Bauhaus e a Estética mecanicista: O Funcionalismo Moderno.


· Art Déco.


· Consumismo e Estilo: “Streamlining” e “Styling”.


· Design no Pós-Guerra. O Abstracionismo.


· Design da época Pop.


· A Pós-Modernidade e o Design Contemporâneo.

· Países Islâmicos.


Unidade IV – BREVE HISTÓRIA DA CERÂMICA


· As primeiras civilizações;


· O Egito, gregos e romanos;


· A Cerâmica Chinesa;


· Cerâmica Pré-Colombiana;


· Europa antes do sec. XIX – a descoberta da porcelana;


· A Cerâmica japonesa – Bernard Leach e St. Ives;


· A cerâmica de atelier moderna.


6. METODOLOGIA
Aulas expositivas, estudos em grupos, resenhas, júris simulados, vídeos, discussões, jogos, dinâmicas de grupos, dramatização, música.
7. RECURSOS DE ENSINO
Retroprojetor, datashow, vídeo, computador, lousa e piloto.
8. SISTEMA DE AVALIAÇÃO
8.1. Critérios de Avaliação e Composição das Notas


Avaliação 1: crítica de filme (40%) + apresentações artísticas dos temas -  serão gravadas em vídeo (40%) + manual de atividades em criatividade (20%).


Avaliação 2: crítica de filme (40%) + dramatizações de textos teatrais – serão gravadas em vídeo (40%) + criação de jornal mural (20%).


Exame final: prova escrita = (100%)


De acordo com o Regimento da Faculdade CP, no Cap. V, Art. 65, a média aritmética das duas avaliações resultará na média parcial (MP); o aluno que obtiver MP >= 7,0 estará aprovado e a média final (MF) será igual a média parcial (MP). O aluno que obtiver MP < 7,0 terá que se submeter à avaliação final (AF), neste caso a MF será calculada assim: MP será multiplicada pelo peso 0,7, somado com a nota da AF e dividido por 2,0. O resultado será a MF. Eis a fórmula: ((MP*0,7)+(AF))/2=MF. O aluno estará reprovado se frequência <75% ou se MF < 5,0 e terá que repetir a disciplina.


9. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:


· GOMBRICH, E. H. A História da Arte. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S.A., 1993.


- PROENÇA,G. História da Arte. São Paulo: Ática. 2006.


COMPLEMENTAR:


· ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.


· ________. História da arte italiana. 3 vol. São Paulo: Cosac & Naify Edições [1968], 2003.


· CHIPP, H. B. Teorias da arte moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
· CHILVERS, lan. Dicionário Oxford de Arte. São Paulo: Martins Fontes Editora Ltda, 1996.


· COLI, Jorge. O que é arte. São Paulo: Editora Brasiliense, 2003.
· UCHER, Robert. Características dos Estilos. São Paulo: Martins Fontes Ltda,1992.


· GLANCEY, Jonathan. A história da arquitetura. São Paulo: Loyola, 2007.


· GYMPEL, Jan. História da arquitectura da Antiguidade aos nossos dias. Colônia: Könemann, 2001 [1996].
· JANSON, H. W. História da Arte. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1977.


· PEVSNER, Nikolaus. Origens da arquitetura moderna e do design. São Paulo: Martins Fontes, 2001 [1968].


· WÖLFLIN, Heinrich. Conceitos fundamentais da História da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1989.




PROGRAMAÇÃO

Curso: ARTES LICENCIATURA
Disciplina: História da Arte
Carga: 76 h/a
Professora: Carla Pontes 
. carlapontespinto@hotmail.com


: http://aprendendohistoriadaarte.blogspot.com.br/
                                                                                                      
                                                                            
ATIVIDADES



UNIDADES 1 E 2

Unidade 1: Apresentações. Divulgação de site/email para contatos e retirada de textos para estudo. Panorama geral da disciplina. Divisão em 12 grupos para as organizações das apresentações artísticas em 15´ (música, poesia, teatro, canto, dança, vídeo, artes visuais, folclore, fotografia, jogral, artesanato...) dos temas. Sorteios dos temas e datas a partir das descrições no Conteúdo Programático. Mapa mental: você, hoje. (para ser devolvido ao final do semestre). Pedir o kit de atividades, papel pardo.
2/76
9/2
Dinâmica: linguagem do corpo.  Aula Expositiva: O que é arte?
4/76
10/2
Aula expositiva: As Origens, A função e a Necessidade da Arte.
6/76
16/2
Vídeo para reflexão: Lúdico, Educação e Criatividade (Debate no Canal E).
8/76
17/2
Apresentações artísticas dos temas/grupos
10/76
23/2
Unidade 2: aula expositiva - múltiplas linguagens na escola.
12/76
24/2
Aula expositiva: a arte na educação especial, na pré-escola e no ensino de 1ª a 4ª séries.
14/76
2/3
Vídeo: O Animal Humano - Criatividade
16/76
3/3
Apresentações artísticas dos temas/grupos
18/76
9/3
A História da Arte Universal (Datashow) parte 1

 

20/76
10/3

A História da Arte Universal (Datashow) parte 2

Atividades: desenho surpresa com música; criação de gibis

22/76
16/3
Avaliação 1 – O Preço do Desafio
24/76
17/3

UNIDADES 3 E 4
Unidade 3: Apresentação de transparências: os segredos do cérebro. Tirinhas do Calvin e Mafalda. Aula expositiva: Por que arte-educação? Distribuição dos textos para dramatização.
26/76
23/3
Aula expositiva: Arte e ciência da criatividade; criatividade e percepção.
28/76
24/3
Apresentação de vídeo sucedido de debate: “O saber e o sabor”
30/76
30/3
Aula expositiva: Por que arte-educação?  
32/76
6/4
Atividade: Exercícios de sensibilização da percepção 1.
34/76
74
Dramatizações/grupos

36/76
13/4
A criatividade na arte visual 1: apresentações em datashow.  
38/76
20/4
Atividade de criação: completando a história (Sangue Latino).
40/76
27/4
Unidade 4: Aula expositiva: A arte nos PCN – Atividade de percepção: Texto “na mata”.
4276
28/4
Atividade de criação: uma história bizarra
44/76
4/5
Aula expositiva: O Universo das artes – a entre arte e humano
Vídeo: a vida de Leonardo da Vinci
46/76
5/5
Dramatizações/grupos

48/76
11/5
Atividade de percepção: pensamento lateral (diga rápido)
50/76
12/5
A criatividade na arte visual 2: apresentações em datashow.  
52/76
28/10
Visita virtual ao Museu do Louvre
54/76
18/5
Atividade de criação: jornal mural
56/76
19/5
Atividade de criação: jornal mural
58/76
25/5
Atividade: O professor e a auto-estima (vídeo entrevista RBI – Simão)
60/76
26/5
Vídeo: Adorável professor – parte 1
62/76
1/6
Vídeo: Adorável professor – parte 2
Avaliação 2
64/76
2/6
Atividade de sensibilização – tato e olfato. Devolução dos manuais de criatividade ao professor para nota.
6876
8/6
Devolução do mapa mental
70/76
9/6
Apresentação do filme com as apresentações da turma.
72/76
16/6
Dinâmicas de encerramento. Entrega de resultados;
74/76
22/6
Exame final
76/76
23/6
Solução de pendências;
78/76
29/6
À disposição.
80/76
30/6

Observações:

1.   Cronograma SUJEITO A ALTERAÇÃO, apenas para orientar o planejamento de ensino;

2.     As datas das avaliações e exercícios em classe poderão sofrer alterações, comunicadas aos alunos e à coordenação com antecedência;

3.  Em caso de ausência da identificação do aluno em provas ou trabalhos, lhe será descontado 25% do valor obtido.
-------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário