sábado, 14 de abril de 2012

PLANO DE AULA - A ARTE DA PRÉ-HISTÓRIA


INSTITUIÇÃO: Faculdades CP

CURSO: Artes Licenciatura                                             PERÍODO: 2012.1.

CARGA HORÁRIA: 1 hora/aula

PROFESSORA: Carla Pontes


TEMA DA AULA: A Arte da Pré-História



OBJETIVO GERAL:


  • Compreender o conceito de Arte e a sua importância na História.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Conhecer a chamada "arte rupestre" e desmistificar alguns conceitos sobre ela;

  • Analisar a evolução das artes visuais.

CONTEÚDOS

  • Definição de Arte;
  • Características do Período Paleolítico ou Pedra Lascada;
  • Características do Período Neolítico ou Pedra Polida;
  • As cavernas Internacionais;
  • As cavernas Nacionais.

METODOLOGIA


  • Aula expositiva dialogada.

RECURSOS DIDÁTICOS
  • Datashow
  • Vídeos
  • Lousa
  • Piloto

  1. A ARTE PRÉ-HISTÓRICA: 


     2. AS PINTURAS RUPESTRES DO PIAUÍ:




ATIVIDADE



  • Arte Rupestre – Desenho Raspado;
  • Arte Rupestre – Com cola e giz cera.

Materiais: 

  • Tinta Nankin 20ml (preta);
  • Pincel;
  • Cola branca;
  • Giz cera colorido;
  • Papel chamex A4;
  • Lápis;
  • Régua.


AVALIAÇÃO

  • Processual contínua e participativa.


REFERÊNCIAS

COLI, Jorge. O que é arte. São Paulo: Editora Brasiliense, 2003.


PROENÇA, Graça. Descobrindo a história da arte: livro do professor/Graça Proença. São Paulo: Ática, 2005.

11 comentários:

  1. ÓTIMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES.

    ResponderExcluir
  2. ÓTIMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES.

    ResponderExcluir
  3. PESQUISA PARA ANÁLISE DE TRABALHO PARA PÓS GRADUAÇÃ

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo material: muito bem elaborado. Ajudou-me bastante!!!Abraços!!!

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde! Meu nome é Gabriel e formei-me recentemente em Artes Visuais. Passei muito bem no concurso de professor temporário. O problema é que nunca dei uma aula na minha vida. Você poderia indicar-me planos de aulas para o fundamental 1 e 2, por favor? Te agradeço antecipadamente. Brigadão. Meu e-mail é ademirlopesgabriel@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela abordagem e o resultado
    estético
    !

    ResponderExcluir
  7. Obrigada! Fico feliz por terem gostado! 😉

    ResponderExcluir
  8. Meu filho só queria saber de celular com isso estava me deixando muito preocupado, ai um amigo me falou que estava passando pelo mesmo com a filha dele e falou sobre um programa então resolvi instalar no celular dele e vi tudo que ele estava aprontando escondido no celular, agora consigo impor limites e se não fosse esse programa não conseguiria ver o que estava aprontando é realmente muito bom eu recomendo. https://brunoespiao.com.br/espiao-de-instagram

    ResponderExcluir