sexta-feira, 4 de maio de 2012

PORTAL DO PROFESSOR - Releitura da Monalisa

RELEITURA DA MONALISA

 

 
RECURSO DO PORTAL: Jornal do Professor
EDIÇÃO 66: Arte na Escola

 

Notícias

Estudantes de escola carioca recriam obra-prima de Da Vinci
A famosa e enigmática Mona Lisa, obra-prima de Leonardo da Vinci, serviu de modelo para a criatividade dos alunos do oitavo ano do Ginásio Experimental Carioca Rivadávia Corrêa, no centro do Rio de Janeiro. A professora de artes Janete Martins Bloise escolheu o artista italiano para apresentar aos estudantes o período do Renascimento. O resultado ficou tão bom que quatro obras dos alunos foram selecionadas para a Mostra Municipal Conexão das Artes, organizada pela Secretaria Municipal de Educação.
Depois de ler sobre a arte na época do Renascimento e artistas daquele período, a professora entregou a cada um dos alunos cópia ampliada, em preto e branco, da pintura Mona Lisa. Divididos em grupos de quatro, teriam de trabalhar com colagem e pintura para recriar a obra. Os trabalhos foram filmados e transformados em vídeo para o blog da escola. Como fundo musical, nada mais apropriado do que a canção Mona Lisa, de Jorge Vercilo.
O grupo de Paula Oliveira Barros de Souza, 14 anos, criou a Mona Fashion. “Coloquei adereços e ajeitei o cabelo para a minha Mona Lisa ficar moderna”, explicou a aluna, que estudou sobre a obra a ponto de saber da matemática escondida na pintura — ao pintar o retrato, Da Vinci buscou conceitos matemáticos (razão áurea) para pintar a beleza perfeita.
“Como não temos material didático, busco recursos na Educopédia (enciclopédia virtual de educação), que nos permite assistir a vários vídeos e visitar virtualmente museus, como o Louvre, onde está o quadro da Mona Lisa”, explica a professora Janete. Os alunos do oitavo ano puderam assistir a um vídeo que traça uma linha do tempo, iniciada com a arte rupestre, passando pelo Renascimento, movimento intelectual e artístico que surgiu na Itália, entre os séculos 14 e 17.
“No século 16, encontramos, paralelamente ao interesse pela civilização clássica, o menosprezo pela Idade Média, associada a expressões como barbarismo, ignorância, obscurantismo, gótico ou sombrio. Por isso, o nome Renascimento”, destaca um trecho do vídeo. “A vida cultural deixou de ser controlada pela Igreja Católica e foi influenciada por estudiosos da sociedade greco-romana, chamados de humanistas.”
Outro artista da Renascença apresentado aos alunos foi Michelangelo, autor da Pietá e dos afrescos no teto da Capela Sistina, no Vaticano, em Roma. Entre os quais A Criação de Adão, pintado por volta de 1511. Os trabalhos dos alunos também foram filmados e postados no blog.
“Em 2011, nossa escola passou a ter período integral, o que está sendo muito bom”, diz a professora. “Ao ficar o dia todo, a gente se envolve mais nos projetos, tem mais tempo de conversar com os alunos e conhecê-los melhor.”
As exposições que chegam à cidade também servem de motivação para as aulas. Este ano, os alunos visitaram a do artista gráfico holandês Maurits Escher (1898–1972), outro recorreu à matemática para criar gravuras. Para o ano letivo de 2012, Janete pensa em ampliar o uso da tecnologia nas aulas de arte. A ideia é que cada turma da escola, do sétimo ao nono ano, tenha seu próprio blog para postar trabalhos e escrever comentários sobre a arte dos colegas.

(Rovênia Amorim)


AULA PROPOSTA

 
Disciplina: Artes
Assunto da aula: Monalisa Digital - Releitura
Nível de ensino: Ensino Superior
Público–alvo: alunos do Curso de Docência 32ª Turma
Página: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=3200

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula?
Conhecer ferramentas digitais de programas ou softwares de desenhos, como o “Tux Paint”, Corel Draw, Paint, Photoshop, entre outros, a história da “Monalisa” e a biografia de Leonardo da Vinci.
Duração das atividades
5 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É importante que os alunos já tenham conhecimento de trabalhar com o computador e com a internet, que saibam a importância da história da Arte e da obra “Monalisa” de Da Vinci e suas transformações ao longo da história. Também tenham conhecimento sobre o que é uma releitura.
Estratégias e recursos da aula

• Aula 1 – O professor pode iniciar a aula com um texto sobre a história de Monalisa e a biografia de Leonardo da Vinci,com uma leitura dinâmica em sala de aula, destacando os principais fatos no texto e relatando a grande importância do trabalhos de Da Vinci para o Renascimentono, no cadernno. Depois propor para os alunos uma pesquisa na STE sobre o conteúdo.

Dica de site: http://www.historiadaarte.com.br/renascimento.html


• Aula 2 - Ver o filme ou parte dele: “Leonardo da Vinci” e registrar no caderno o sobre a vida de Leonardo, como ele começou a pintar e como ele via a pintura? O que era a arte para ele?

Relacionar sua capacidade de criar e seu amor pela natureza, mesmo sendo uma criança, com a capacidade que as crianças da atualidade também possui. Ressaltar as várias formas de preconceito que ele sofreu para então alcançar o sucesso, etc;

• Aula 3 – Ver os vídeos de leitura e releitura da monalisa feito no Paint e no Photoshop no
You tube e escolher um software de desenho e trabalhar suas ferramentas para conhecê-lo. Neste site podemos trabalhar com “Tux Paint”, encontrado na pagina:
http://www.tuxpaint.org/
 
Vídeos:


http://www.youtube.com/watch?v=uk2sPl_Z7ZU

http://www.youtube.com/watch?v=pZSW-QNs0Is&feature=fvst

• Aula 4 – Criar uma releitura individual do desenho da Monalisa com outra fisionomia, trabalhando outras etnias,culturas,com visual moderno, atualizado, sem perder a posição e a perspectiva.

• Aula 5 – Terminar a criação e apresentar os trabalhos no data show para ser visualizado por todos.
Anexos:



Recursos Complementares
Cadernos, apostilas, Cd ou Pen drive, Computador, impressora e papel sulfite;
Avaliação
Ao apresentar a proposta de trabalho para turma, é importante que o professor deixe claro os critérios de avaliação, para que os alunos tenham ciência do que precisaram desenvolver e quais objetivos terão de ser alcançados. O professor pode propor uma avaliação em conjunto com a turma, isto é, os alunos também podem avaliar o trabalho dos colegas, dessa forma irão desenvolver senso crítico. Verifique a sugestão de atividades.


-------------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário