sábado, 5 de maio de 2012

ESTUDO DO MEIO - Ouro Preto - MG

 OURO PRETO - MG



CIDADES HISTÓRICAS - OURO PRETO - MG




a) Local do estudo do meio:


OURO PRETO - MG

Igreja do Carmo e Museu da Inconfidência

Ouro Preto é um município do estado de Minas Gerais, no Brasil. É famoso por sua arquitetura colonial. Localiza-se na latitude 20º23'08" sul, longitude 43º30'29" oeste e altitude média de 1 179 metros. Sua população de 70 227 habitantes, conforme o censo de 2010 (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), está distribuída em 34 272 homens e 35 955 mulheres.
Foi a primeira cidade brasileira a ser declarada, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, no ano de 1980.
No município, há treze distritos: Amarantina, Antônio Pereira, Cachoeira do Campo, Engenheiro Correia, Glaura, Lavras Novas, Miguel Burnier, Santa Rita, Santo Antônio do Leite, Santo Antônio do Salto, São Bartolomeu e Rodrigo Silva, além da sede.


 O BARROCO MINEIRO





Ficheiro:Aleijadinho98.jpg
Aleijadinho: "Cristo carregando a cruz", Congonhas.

Chama-se Barroco mineiro a versão peculiar que o estilo Barroco desenvolveu no estado de Minas Gerais, Brasil, entre o início do século XVIII e o final do século XIX. O termo usualmente se refere à arquitetura desse período, mas teve expressões importantes também na escultura e na pintura. O termo Barroco mineiro, porém, apesar de consagrado pelo uso, é uma formulação inexata, visto que boa parte da manifestação artística desse período em Minas Gerais aconteceu dentro da esfera do Rococó, que muitos estudiosos consideram não um simples estilo barroco, mas uma escola independente.


O ALEIJADINHO



Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, (Ouro Preto, c. 29 de agosto de 1730 ou, mais provavelmente, 1738 — Ouro Preto, 18 de novembro de 1814) foi um importante escultor, entalhador e arquiteto do Brasil colonial.
Pouco se sabe com certeza sobre sua biografia, que permanece até hoje envolta em cerrado véu de lenda e controvérsia, tornando muito árduo o trabalho de pesquisa sobre ele e ao mesmo tempo transformando-o em uma espécie de herói nacional. A principal fonte documental sobre o Aleijadinho é uma nota biográfica escrita somente cerca de quarenta anos depois de sua morte. Sua trajetória é reconstituída principalmente através das obras que deixou, embora mesmo neste âmbito sua contribuição seja controversa, já que a atribuição da autoria da maior parte das mais de quatrocentas criações que hoje existem associadas ao seu nome foi feita sem qualquer comprovação documental, baseando-se apenas em critérios de semelhança estilística com peças documentadas.
Toda sua obra, entre talha, projetos arquitetônicos, relevos e estatuária, foi realizada em Minas Gerais, especialmente nas cidades de Ouro Preto, Sabará, São João del-Rei e Congonhas. Os principais monumentos que contém suas obras são a Igreja de São Francisco de Assis de Ouro Preto e o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos. Com um estilo relacionado ao Barroco e ao Rococó, é considerado pela crítica brasileira quase em consenso como o maior expoente da arte colonial no Brasil e, ultrapassando as fronteiras brasileiras, para alguns estudiosos estrangeiros é o maior nome do Barroco americano, merecendo um lugar destacado na história da arte do ocidente.



b) Finalidade do estudo do meio:



O Projeto tem como objetivo propiciar aos alunos a possibilidade de observarem os sítios históricos que os colocam em contato com os temas e processos históricos explorados nas disciplinas do curso.
A Viagem em Estudo a Ouro Preto MG, está relacionado ao estudo desenvolvido na disciplina História da Arte e assuntos relacionados como: Arte Barroca e O aleijadinho.


c) O que será estudado no local visitado?

Serão estudados: a história da cidade Ouro Preto - MG, O Barroco Brasileiro e o Aleijadinho.

d) O que precisamos saber previamente:


Precisamos conhecer o contexto histórico da cidade de Ouro Preto -MG e do Barroco Brasileiro.

e) Que registros serão feitos no local, com qual(is) instrumento(s)?



Serão feitos registros fotográficos e vídeos dos principais centros históricos da cidade, dos trabalhos artisticos do Aleijadinho, além de entrevistas com historiadores locais.


f) O que será cobrado do aluno como avaliação desta atividade?






AVALIAÇÃO


Após um dia de visita a várias Igrejas, Mina de ouro desativada do século XVIII, Museus, momentos, muito conhecimento sobre a Arte Barroca principalmente as de Antonio Francisco Lisboa (Aleijadinho), Mestre Ataíde, Casa dos Contos e tantos outros. Vamos recordar o que ficou da nossa viagem?



QUESTÃO 01


Leia o texto e responda:


O Aleijadinho


“Por ser mulato, o Aleijadinho não podia freqüentar as igrejas destinadas aos brancos. Mas [...] todas as irmandades queriam que ele projetasse e decorasse suas igrejas. [...]. Em vez do mármore europeu, o Aleijadinho usava, em suas esculturas, matéria-prima brasileira: a pedra-sabão da região de MG.”



  1. Quem foi Aleijadinho?
  2. Em que época viveu?
  3. Por que ele tinha esse apelido?
  4. As igrejas decoradas ou projetadas por Aleijadinho eram acessíveis a maior parte da população? Justifique.


QUESTÃO 02


Faça um pequeno relato da Cidade de Ouro Preto depois da nossa visita. Considere os seguintes aspectos:


a) Ocupação das encostas

b) Tráfego de veículos

c) Descuido com a manutenção

d) Novas construções

e) Por que é importante preservar o patrimônio histórico de Ouro Preto e de outras

cidades do Brasil?

f) Que medidas podem ser tomadas para a proteção desse patrimônio?



QUESTÃO 03


Durante toda nossa visita à cidade de Ouro Preto, você esteve em contato com os resultados do trabalho realizado pelos trabalhadores da época. Faça um relatório dessa visita destacando o trabalho escravo e as suas condições de vida e trabalho não deixe de mencionar se foi possível observar ao longo da nossa visita a luta e resistência à escravidão por parte dos trabalhadores.



QUESTÃO 04


Avaliar é preciso, por isso avalie a nossa viagem.

a) um ponto positivo

b) um ponto negativo 


-----------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário