FACULDADES CP
Rua Albuquerque, 1977 - Centro – Maceió – AL. Fone: 2233-4455
CURSO DE ARTES LICENCIATURA
1.
IDENTIFICAÇÃO
CURSO: ARTES LICENCIATURA
DISCIPLINA: História da Arte
CARGA HORÁRIA: 76 h/a - Frequência mínima: 75% (57 aulas); Faltas toleradas: 25% (19 aulas)
PERÍODO: 1º
SEMESTRE, 2012
PROFESSORA: Carla Pontes - CONTATOS: . carlapontespinto@hotmail.com
SITE PARA DOWNLOAD DE MATERIAL DE APOIO: : http://aprendendohistoriadaarte.blogspot.com.br/
2.
EMENTA
Mostra uma visão das
artes em períodos distintos, de acordo com as características estabelecidas por
ícones ambientais (filosóficos, sócio-políticos, econômicos, culturais e tecnológicos)
da Pré-História à Era Contemporânea, ressaltando a interação entre a inovação
tecnológica e as transformações sociais.
Um breve excursus
pela evolução das chamadas ‘artes visuais’ (arquitetura, escultura e pintura)
por meio da apresentação das obras mais significativas criadas desde a pré-história
até o século XX. Trata-se, sobretudo, de evidenciar a evolução estilística e
formal dos objetos artísticos em sua estreita relação com as culturas que os
produziram.
3.
JUSTIFICATIVA DA DISCIPLINA
A
História da Arte, enquanto disciplina curricular contribuirá para a formação do
Licenciado nas mais diversas formas, como possibilitar a compreensão da arte
enquanto recurso ao processo educativo e experimentar as várias linguagens
artísticas e recursos lúdicos aplicados a tal processo. Como a disciplina
estará focada na prática educativa, o licenciado enriquecer-se-á em três
momentos: problematizando os conteúdos, organizando o conhecimento e aplicando
as aprendizagens adquiridas na disciplina.
4.
OBJETIVOS
4.1. Geral
·
Abordar os principais aspectos teóricos e
práticos do ensino das artes.
4.2. Específicos
- Identificar
o significado histórico e etimológico da arte.
· Diferenciar e explicar conceitos de arte como
expressão própria e apreensão do mundo, bem como suas relações com o processo
de aprendizagem, comunicação e expressão.
- Propiciar ao
aluno condições para o estabelecimento de bases referenciais no processo
particular de desenvolvimento estético e cultural.
- Fornecer
os meios para o reconhecimento dos diversos estilos artísticos.
5.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Unidade
I - A DISCIPLINA HISTÓRIA DA ARTE NO CURSO DE ARTES LICENCIATURA
· A
Arte dentro do contexto histórico.
Unidade
II - A ARTE DA PRÉ-HISTÓRIA AO SÉCULO XVIII
· A arte na pré-história.
· Arte no Egito antigo.
· Arte mesopotâmica.
· Arte das civilizações pré-helênicas (cicládica,
minoana e micênica).
· Arte grega.
· Arte romana.
· Arte paleocristã e bizantina.
· Arte medieval: o Românico e o Gótico.
· O Renascimento e o Maneirismo.
· O Barroco e o Rococó.
Unidade
III - DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL AO PÓS-MODERNO
· A Revolução Industrial e suas consequências
sócio-econômicas, tecnológicas e estéticas.
· Neoclassicismo, Romantismo e Realismo. .
· Ecletismo historicista da segunda metade do
séc. XIX.
· Os novos rumos nas artes plásticas e
arquitetura. O Impressionismo, pós-impressionismo, expressionismo e fauvismo.
· As vanguardas artísticas entre os séculos
XIX e XX. O Movimento Arts and
Crafts. O
Movimento Art Nouveau em suas diversas expressões.
· A Bauhaus e a Estética mecanicista: O
Funcionalismo Moderno.
· Art Déco.
· Consumismo e Estilo: “Streamlining” e “Styling”.
· Design no Pós-Guerra. O Abstracionismo.
· Design da época Pop.
· A Pós-Modernidade e o Design Contemporâneo.
· Países Islâmicos.
Unidade IV – BREVE HISTÓRIA DA CERÂMICA
· As primeiras civilizações;
· O Egito, gregos e romanos;
· A Cerâmica Chinesa;
· Cerâmica Pré-Colombiana;
· Europa antes do sec. XIX – a descoberta da porcelana;
· A Cerâmica japonesa – Bernard Leach e St. Ives;
· A
cerâmica de atelier moderna.
6.
METODOLOGIA
Aulas
expositivas, estudos em grupos, resenhas, júris simulados, vídeos, discussões,
jogos, dinâmicas de grupos, dramatização, música.
7.
RECURSOS DE ENSINO
Retroprojetor, datashow,
vídeo, computador, lousa e piloto.
8.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO
8.1.
Critérios de Avaliação e Composição das Notas
Avaliação 1: crítica de filme (40%) + apresentações artísticas dos temas
- serão gravadas em vídeo (40%) + manual
de atividades em criatividade (20%).
Avaliação 2: crítica de filme (40%) + dramatizações de textos teatrais – serão
gravadas em vídeo (40%) + criação de jornal mural (20%).
Exame final: prova escrita = (100%)
De acordo com o Regimento da Faculdade CP, no Cap. V, Art. 65, a média aritmética das
duas avaliações resultará na média parcial (MP); o aluno que obtiver MP >=
7,0 estará aprovado e a média final (MF) será igual a média parcial (MP). O
aluno que obtiver MP < 7,0 terá que se submeter à avaliação final (AF),
neste caso a MF será calculada assim: MP será multiplicada pelo peso 0,7,
somado com a nota da AF e dividido por 2,0. O resultado será a MF. Eis a
fórmula: ((MP*0,7)+(AF))/2=MF. O aluno estará reprovado se frequência <75%
ou se MF < 5,0 e terá que repetir a disciplina.
9.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
· GOMBRICH, E. H. A História da Arte. Rio de
Janeiro: Editora Guanabara Koogan S.A., 1993.
- PROENÇA,G.
História da Arte. São Paulo: Ática. 2006.
COMPLEMENTAR:
· ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São
Paulo: Companhia das Letras, 1992.
· ________. História da arte italiana. 3 vol.
São Paulo: Cosac & Naify Edições [1968], 2003.
· CHIPP, H. B. Teorias da arte moderna. São
Paulo: Martins Fontes, 1999.
· CHILVERS, lan. Dicionário Oxford de Arte.
São Paulo: Martins Fontes Editora Ltda, 1996.
· COLI, Jorge. O que é arte. São Paulo:
Editora Brasiliense, 2003.
· UCHER, Robert. Características dos Estilos. São Paulo:
Martins Fontes Ltda,1992.
· GLANCEY, Jonathan. A história da
arquitetura. São Paulo: Loyola, 2007.
· GYMPEL, Jan. História da arquitectura da
Antiguidade aos nossos dias. Colônia: Könemann, 2001 [1996].
· JANSON, H. W. História da Arte. Lisboa:
Fundação Calouste Gulbenkian, 1977.
· PEVSNER, Nikolaus. Origens da arquitetura
moderna e do design. São
Paulo: Martins Fontes, 2001 [1968].
· WÖLFLIN, Heinrich. Conceitos fundamentais
da História da Arte. São
Paulo: Martins Fontes, 1989.
PROGRAMAÇÃO
Curso: ARTES
LICENCIATURA
Disciplina: História da Arte
Carga: 76 h/a
Carga: 76 h/a
ATIVIDADES
UNIDADES 1 E 2
Unidade 1:
Apresentações. Divulgação de site/email para contatos e retirada de textos
para estudo. Panorama geral da disciplina. Divisão em 12 grupos para as
organizações das apresentações artísticas em 15´ (música, poesia, teatro,
canto, dança, vídeo, artes visuais, folclore, fotografia, jogral,
artesanato...) dos temas. Sorteios dos temas e datas a partir das descrições
no Conteúdo Programático. Mapa mental: você, hoje.
(para ser devolvido ao final do semestre). Pedir o kit de atividades, papel
pardo.
|
2/76
|
5ª
9/2
|
Dinâmica: linguagem do
corpo. Aula Expositiva: O que é arte?
|
4/76
|
6ª
10/2
|
Aula
expositiva: As Origens, A função e a Necessidade da Arte.
|
6/76
|
5ª
16/2
|
Vídeo
para reflexão: Lúdico, Educação e Criatividade (Debate no Canal E).
|
8/76
|
6ª
17/2
|
Apresentações
artísticas dos temas/grupos
|
10/76
|
5ª
23/2
|
Unidade 2:
aula expositiva - múltiplas linguagens na escola.
|
12/76
|
6ª
24/2
|
Aula
expositiva: a arte na educação especial, na pré-escola e no ensino de 1ª a 4ª
séries.
|
14/76
|
5ª
2/3
|
Vídeo:
O Animal Humano - Criatividade
|
16/76
|
6ª
3/3
|
Apresentações
artísticas dos temas/grupos
|
18/76
|
5ª
9/3
|
A
História da Arte Universal (Datashow) parte 1
|
20/76
|
6ª
10/3
|
A História da Arte
Universal (Datashow) parte 2
Atividades: desenho
surpresa com música; criação de gibis
|
22/76
|
5ª
16/3
|
Avaliação 1 –
O Preço do Desafio
|
24/76
|
6ª
17/3
|
UNIDADES 3 E 4
Unidade 3:
Apresentação de transparências: os segredos do cérebro. Tirinhas do Calvin e
Mafalda. Aula expositiva: Por que arte-educação? Distribuição dos textos para
dramatização.
|
26/76
|
5ª
23/3
|
Aula
expositiva: Arte e ciência da criatividade; criatividade e percepção.
|
28/76
|
6ª
24/3
|
Apresentação de vídeo
sucedido de debate: “O saber e o sabor”
|
30/76
|
5ª
30/3
|
Aula
expositiva: Por que arte-educação?
|
32/76
|
6ª
6/4
|
Atividade:
Exercícios de sensibilização da percepção 1.
|
34/76
|
5ª
74
|
Dramatizações/grupos
|
36/76
|
6ª
13/4
|
A
criatividade na arte visual 1: apresentações em datashow.
|
38/76
|
5ª
20/4
|
Atividade
de criação: completando a história (Sangue Latino).
|
40/76
|
6ª
27/4
|
Unidade 4:
Aula expositiva: A arte nos PCN – Atividade de percepção: Texto “na mata”.
|
4276
|
5ª
28/4
|
Atividade de criação: uma história bizarra
|
44/76
|
6ª
4/5
|
Aula
expositiva: O Universo das artes – a entre arte e humano
Vídeo:
a vida de Leonardo da Vinci
|
46/76
|
5ª
5/5
|
Dramatizações/grupos
|
48/76
|
6ª
11/5
|
Atividade
de percepção: pensamento lateral (diga rápido)
|
50/76
|
5ª
12/5
|
A
criatividade na arte visual 2: apresentações em datashow.
|
52/76
|
6ª
28/10
|
Visita
virtual ao Museu do Louvre
|
54/76
|
5ª
18/5
|
Atividade
de criação: jornal mural
|
56/76
|
6ª
19/5
|
Atividade
de criação: jornal mural
|
58/76
|
5ª
25/5
|
Atividade:
O professor e a auto-estima (vídeo entrevista RBI – Simão)
|
60/76
|
6ª
26/5
|
Vídeo:
Adorável professor – parte 1
|
62/76
|
5ª
1/6
|
Vídeo:
Adorável professor – parte 2
Avaliação 2
|
64/76
|
6ª
2/6
|
Atividade de sensibilização – tato e
olfato. Devolução dos manuais de criatividade ao professor para nota.
|
6876
|
5ª
8/6
|
Devolução do mapa mental
|
70/76
|
6ª
9/6
|
Apresentação do filme com as apresentações
da turma.
|
72/76
|
5ª
16/6
|
Dinâmicas de encerramento. Entrega de
resultados;
|
74/76
|
6ª
22/6
|
Exame final
|
76/76
|
23/6
|
Solução de pendências;
|
78/76
|
29/6
|
À disposição.
|
80/76
|
30/6
|
Observações:
1.
Cronograma SUJEITO A ALTERAÇÃO, apenas para orientar o planejamento de
ensino;
2.
As datas das avaliações e exercícios em classe poderão sofrer alterações,
comunicadas aos alunos e à coordenação com antecedência;
3. Em caso de
ausência da identificação do aluno em provas ou trabalhos, lhe será descontado
25% do valor obtido.
-------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário